Cabelo

No poo e Low poo – o que são essas técnicas?

Oláááá pessoas! Tudo bem por ae? Todo mundo com chocolate saindo pelas orelhas?

 

vera pascoa

 

Mas não se desespere, um chocolatinho é sempre bom,vai,alegra o dia! Haha

Bom,vamos falar sobre cabelos! Chocolate tem a ver também, tem várias hidratações caseiras feitas com chocolates e tal…(to pensando ainda no ovo que tá lá em casa…nham…)

Vocês conhecem as técnicas no e low poo? O “poo” vem de shampoo, na verdade é sem shampoo/pouco shampoo literalmente,mas nada tem a ver com quantidade, e sim com componentes dos produtos. Vamos por partes!

Comecei a pesquisar essa técnica,na verdade sem querer, e achei super interessante,mas quem criou foi justamente uma moça com cabelos cacheados,e toda a técnica foi desenvolvida pensando em meninas cacheadas,pois o cabelo enrolado é naturalmente mais ressecado. O problema é que meu cabelo é totalmente ao contrário disso, é liso, fininho, ralo e misto haha Mas,tenho sentido as pontas muito ressecadas ultimamente, e meu couro cabeludo tem coçado de leve,porque,pasmem,ele anda ressecando também :O Pensei,pesquisei e vi que meninas com cabelos lisos se beneficiam com essa técnica também! #todascomemoram

Começando pela história toda da coisa: quando você lava os cabelos, você só sente que realmente está tudo limpinho, se o seu shampoo fizer aquela espuma marota, é quase um ritual sagrado, é algo emocional. Pois essa espuma toda é feita pela adição de diferentes tipos de sulfato, e esse sulfato vai limpar o seu cabelo, mas também tirar toda a hidratação natural dele, e ressecar seu couro cabeludo e afins. Ae você passa um condicionador, que geralmente contém silicones insolúceis,parafinas e petrolatos, e a fibra do seu cabelo é encapada com aquilo. Depois, você finaliza com um silicone,pra tirar aquele arrepiadinho esperto. Os seus fios foram todos encapados com tudo isso, e todo o tratamento que você fizer, não vai entrar nos fios, pois tem essa barreira toda antes. Os seus cabelos estão maquiados até a próxima lavagem,onde começa tudoooo de novo. Sulfato, depois petrolatos e parafinas, e silicones pra finalizar. Mas seu cabelo está realmente saudável? Eu descobri que sim,faço tudo isso, e meu cabelo está ressecando, coisa que nunca aconteceu L e olha que não tenho químicas,não uso chapinha e nem secador! Mas meu box parece feito pra uma familia de 5 pessoas, de tanto produto diferente que tem la dentro, e uso tudo mesmoooo, se pudesse,usava ao mesmo tempo,lavava 5 vezes a cabeçaaa!! #louca #biruta

Ambas as técnicas consistem em você diminuir essa porrada de porcaria química no seu cabelo feat couro cabeludo, pra que ele volte a ser o que sempre foi, e que seja saudável de dentro pra fora,sem photoshop. Você já deve ter ouvido falar da Deva, dos produtos capilares à venda na Sephora,para cabelos cacheados,certo? (muito bons,aliás). Ela patenteou as técnicas, que foram divulgadas pela cabeleireira Lorraine Massey, no livro Curly Girl. Ela basicamente defende a utilização de produtos que não contenham petrolatos,óleo mineral, silicones insolúveis, parafinas líquidas,sulfatos fortes (a no poo não utiliza nenhum tipo de sulfato), pois tudo isso deixa o cabelo pesado, e mascara a real saúde deles.

A No Poo por exemplo, não utiliza shampoo, as lavagens são feitas com condicionadores, é feito um Co Wash (lavagem com condicionador,literalmente), mas não qualquer produto,tem que está dentro dos permitidos, pois esses já tem agentes limpantes, e vão ainda hidratar seu fio,vão manter o óleo natural.

No Low Poo, você pode utilizar shampoos, com sulfatos leves e permitidos, alternar com co wash, se quiser, e utilizar condicionadores e máscaras também sem os ingredientes agressivos. Parece complicado, e é haha é preciso muitaaa pesquisa, não vai sair tacando creme na raíz feito uma louca, usar silicone pra finalizar e o caraio, que seu cabelo vai ficar uó!

 

barbie

 

Muitas pessoas ainda utilizam vinagre de maçã e bicarbonato de sódio, fazendo umas misturas mais naturais,mas recomendo pesquisar muitooooo. Pra isso, entrei em alguns grupos no face, onde meninas já experientes podem ajudar,indicar produtos e tirar suas dúvidas. Até agora, tudo ok! Só preciso mesmo comprar os produtos haha Uma surpresa que tive foi a volta do famigerado YAMASTEROL!!! Genteeee ,aquele creme amarelo, com cheiro característico,que você reconhecia à uma quadra de distância, um clássico da sua avó, está de volta, e ainda sendo muito utilizado no no poo! E ele voltou repaginado,com várias versões,inclusive próprias pras técnicas,com aquele precinho que é só amor ❤

yama-produtos

 

Eu não sou super entendida do assunto, então prefiro indicar pra vocês,alguns um vídeo, explicando bastante sobre as técnicas, e alguns produtos pra você começar:

 

https://www.youtube.com/watch?v=IlH_uXmMAug

 

A Mari Morena explicou super bem sobre as técnicas, e também deixo aqui os grupos do face:

No e Low Poo Iniciantes

No e Low Poo Lisas e Onduladas

No e Low Poo Cabelo/Pele

No e Low Poo Lisos

 

Hoje existem marcas no mercado,como a Bioextratus, e a Yama, que lançaram produtos específicos pra essas técnicas,mas muitas meninas gostam também de fazer o co wash com o Fructis Stop Queda, da Garnier, por exemplo, que é facilmente encontrado, e não custa um rim J A linha da Phytoervas também é super recomendada pra Low Poo,pois não tem sulfatos, parabenos, petrolatos,silicones, e muitas meninas gostam.

No vídeo da Mari,tem os ingredientes não permitidos:

Lista de Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.
_____
Lista de Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.
_____
Lista de Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)
_____
Lista de Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate – mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)
_____
Substância “mágica” que limpa as silicones insolúveis sem agredir muito o cabelo:
Cocoamidopropyl betaine. Também pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.

 

Link para produtos permitidos: https://docs.google.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit

 

Basicamente, é você se livrar de coisas que na verdade,prejudicam você e seus cabelos, e optar por meios mais naturais de lavar seus cabelos. Achei suupeerrr interessante, e vou testar e contar pra vocês assim que tiver um parecer concreto! #medesejemsorte

Alguém já teve curiosidade pra testar, ou já fez? Me contem,quero saber tuuudoooo! Beijos! Mari

24 comentários em “No poo e Low poo – o que são essas técnicas?

  1. Gente não manjo nada disso tudo… devo passar uns trecos no cabelo que meu couro cabeludo só falta gritar comigo “SUA LOUCA PARA COM ISSO” …. enfim… hahahaha…

    Conta logo a experiência, quero saber mais =)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amigaaaa que interessante hein?!? Mas não sei se eu consigo abrir mão da espuma, sou apegada!!! Hahaha… e achar os produtos deve ser difícil tbm, mas com certeza tirar toda essa química do cabelo deve dar um resultado maravilhoso! O meu cabelo já é acostumado com os tóxicos! kkk… o Yamasterol é ótimo! Eu tenho usado e gosto bastante!!! Beijosss

    http://www.ellensoares.com

    Curtir

    1. Entãoooo, meu irmão é desses,se não fizer um mar de espuma,ele acha q não limpa! hahahaha Mas eu comprei um shampoo low, e faz espuma sim 😀 tenho gostado bastante! Logo mais, post sobre o processo 😀 Beijão!!

      Curtir

  3. Adorando tuuuuudo!!!
    Bom a minha mãe e bioquímica e diz que qto mais diluído mais o nosso organismo absorve e ela não abre mão de yamasterol nunca!!! Ela tem o cabelo mais lindo do mundo, não usa tintura somente Henna nos fios brancos que são bem poucos pelos seus 65 anos … E diz mais todos os produtos são derivados de petróleo então não devemos usar … Vocês podem notar os reparadores de ponta são bons durante as primeiras vezes em que são usados depois o cabelo vira palha de aço !!!

    Eu propriamente não uso nada … 1 X na vida faço uma progressiva não pintando cabelo e já tenho 43 anos uso a linha energizante da VICHY que é uma fortuna 🙈 BUT é preciso nunca uso reparador nenhum … Uso uma linha americana chamada Nexxus que é ótima também … E tonalidade para usar a sua indicação !!!

    Curtir

    1. Ahhhh então sua mãe sabe das coisas,que demais!! Então, eu comecei a pesquisar, e fiquei assustada com a quantidade de coisas que tem nos ingredientes dos shampoos e condicionadores, e não temos noção do que tudo aquilo significa,na verdade :O E é isso mesmo, esse monte de silicone faz uma maquiagem linda no começo, depois fica uma vassoura haha Eu estou usando o óleo extraordinário original, da Elseve, que é liberado pra low poo, ele é bem levinho, e sinto que não encapa o fio, ele tem silicones solúveis. Meus cabelos são super fininhos,lisos em cima, e ondulados sem definição nas pontas (pra que ser uma coisa só,né!) haha E todo mundo torce o nariz, pra ele,mas esse Yamasterol é um clássico e é mto bom! Eu estou testando esse processo, e confesso que tem dado certo até agora,espero que meu cabelo não resolva mudar do nada haha Logo mais, vou fazer um post de como está sendo essa experiência. Qual Henna que sua mãe usa? Beijos!!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Tataaa lindaaa, é muita informação viu! haha Mas eu descobri que Yamasterol é vida, e ninguém da bola pra ele haha e o melhor, mega baratinhoooo \o/ Essa barbie platinada é a Carla,de acordo com ela hahaha Beijão!! ❤

      Curtir

  4. Adoreiii o post! Super dica de como recuperar e manter a saúde dos fios! O melhor é que todas nós podemos nos beneficiar e não só as cacheados!

    Beijosss

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou,Flá!! Eu achei super legal a técnica, pois é a saúde dos fios em jogo,né e pesquisei bastante a respeito dessa técnica para cabelos lisos, e todo tipo de cabelo pode se beneficiar, é muito bacana! Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s